Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilhas do grupo Central em alerta amarelo referente a precipitação (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



Açores ► Fenómenos Naturais

 
20-05-2005 10:00
S. Miguel
Crise sísmica na ilha de S. Miguel (Sistema Fogo - Congro)

A actividade sísmica que se regista na ilha S. Miguel desde o passado dia 10 de Maio mantém-se acima dos níveis normais, embora a frequência de eventos registados tenha diminuido significativamente relativamente aos máximos observados entre os dias 12 e 14.

 

A área epicentral dos eventos desenvolve-se, no geral, entre a Lagoa do Fogo e a Lagoa do Congro, estendendo-se até à costa norte, ao longo de uma faixa compreendida entre Porto Formoso e a Lomba da Maia.

 

O sismo mais energético registado até ao momento ocorreu às 16h30m de dia 15 de Maio e teve epicentro a cerca de 4,5 km a SSW de S. Brás. O evento atingiu uma magnitude de 3.4 (ML) e intensidade máxima V/VI (Escala de Mercalli Modificada) na Ribeirinha, tendo sido sentido em todos os concelhos da ilha.

 

O padrão de actividade observado e as características dos eventos indiciam que o fenómeno se poderá prolongar nos próximos dias, admitindo-se a possibilidade de se continuarem a registar sismos sentidos.

 

Por este motivo, recomenda-se que se mantenham todas as medidas preventivas adequadas a situações deste tipo, não devendo as pessoas da parte central da ilha permanecer em casas sem segurança, nem circular em estradas ou caminhos com taludes instáveis.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas