Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Estações de monitorização de gases (Furnas - S.Miguel)
25-01-2008 01:30
Ponta Delgada
Vulcão das Furnas com novas estações de monitorização de gases

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) acaba de instalar duas estações permanentes de monitorização de gases vulcânicos no campo fumarólico da freguesia das Furnas, no concelho da Povoação, ilha de S. Miguel.

 

O equipamento foi financiado pelo Governo Regional, através do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, e beneficiou de uma comparticipação comunitária através do Programa Regional para o Desenvolvimento Económico e Social dos Açores (PRODESA).

 

A monitorização de gases vulcânicos faz parte integrante da rede de monitorização sismovulcânica do CVARG que fornece informações sobre parâmetros geoquímicos dos sistemas vulcânicos activos do arquipélago. Os dados destas estações são transmitidos para o Centro de Coordenação, em Ponta Delgada, e relacionados com a informação obtida por outras técnicas de monitorização, no sentido de se acompanhar de forma contínua o estado de actividade de cada sistema vulcânico.

 

Entre outros aspectos, o projecto de monitorização de gases vulcânicos tem aplicação directa no âmbito da vigilância sismovulcânica e na avaliação de riscos para a saúde pública.

 

De acordo com Fátima Viveiros, investigadora do CVARG, as estações instaladas no Vulcão das Furnas funcionam de forma automática e medem o dióxido de carbono e o radão libertados através dos solos. Este conjunto de equipamentos integra ainda uma estação meteorológica para que possam ser detectados os efeitos das condições atmosféricas sobre a desgaseificação.

 

Actualmente existem na Região seis estações permanentes de monitorização de gases vulcânicos, estando quatro localizadas na ilha de São Miguel (Vulcões das Furnas e Fogo), uma na ilha Terceira (Furnas do Enxofre) e uma na ilha Graciosa (Furna do Enxofre).

 

Os equipamentos que constituem esta Rede Científica de Monitorização Permanente dos Açores são idênticos aos utilizados noutras regiões vulcânicas, como por exemplo nos vulcões Vesúvio e Stromboli, (Itália), Teide (Canárias) e Mammoth Mountain, na Caldeira de Long Valley (EUA).



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas