Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Provas do investigador Paulo Amaral
26-03-2011 11:00
Ponta Delgada
Caracterização geotécnica e hidrológica de depósitos vulcânicos em estudo na Universidade dos Açores

A "Caracterização geotécnica e hidrológica de solos vulcânico com vista à modelação da estabilidade de taludes no concelho da Povoação (Ilha de S. Miguel - Açores)", foi o tema da dissertação de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia, defendida no dia 19 de Março na Universidade dos Açores pelo Mestre Paulo Amaral, investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores.

 

O trabalho apresentado centrou-se em três grandes domínios: (1) caracterização geotécnica e hidrológica de depósitos vulcânicos; (2) modelação, por análise inversa, de processos de instabilidade geomorfológica passados com o recurso a modelos hidrológicos para avaliar a influência do efeito transiente da infiltração na instabilidade de taludes através da incorporação de modelos geotécnicos; e (3) estudo cinemático e hidrológico de um talude "tipo" na vila da Povoação, de modo a avaliar as deformações do solo e o regime de água no solo, sendo este último utilizado na avaliação de condições de estabilidade ao longo do tempo e em função da profundidade.

 

Segundo o investigador "A modelação hidrológica e a utilização de equipamentos específicos articulada com a análise de estabilidade em locais específicos permitem predizer no tempo e no espaço fenómenos de instabilidade geomorfológica. Deste modo, em articulação com modelos empíricos recentemente desenvolvidos no CVARG, poderão ser utilizados no futuro como ferramentas de análise de estabilidade, em tempo real."

 

Para a realização do trabalho, o investigador Paulo Amaral beneficiou de uma bolsa de investigação concedida no âmbito do Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC), do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT), e do desenvolvimento do projecto VOLCSOILRISK (Volcanic Soils Geotechnical Characterization for Landslide Risk Mitigation), ambos suportados pela Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações do Governo Regional dos Açores.

 

As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor Jorge Manuel Rosa de Medeiros (por delegação do Reitor), sendo vogais o Doutor Jean Philippe Malet, da Universidade Louis Pasteur, de Estraburgo; Doutor Fernando Marques, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Doutor José Luís Zêzere, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; os Doutores Rui Moreira da Silva Coutinho, João Luís Roque Baptista Gaspar e a Doutora Maria Gabriela Queiroz, da Universidade dos Açores. Da apreciação realizada, o júri deliberou aprovar o candidato com a distinção e louvor por unanimidade.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas