Luísa Pereira - Investigadora do IVAR e aluna de doutoramento da Universidade dos Açores nomeada no âmbito da série “Mentes Brilhantes” pelo Jornal Observador
Investigadora Luísa Pereira, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e aluna de doutoramento da Universidade dos Açores, foi entrevistada pelo Jornal Observador no âmbito da série “Mentes Brilhantes”, que tem como fim dar a conhecer investigadores e projetos de investigação científica de excelência em Portugal, no âmbito da parceira entre o Observador, a Fundação “la Caixa” e o BPI. A doutoranda Luísa Pereira iniciou o seu doutoramento no IVAR em novembro de 2022, tendo sido uma das selecionadas para financiamento pela Fundação “la Caixa”, ao abrigo da edição de 2022 do programa de bolsas de doutoramento INPhINIT.
Nesta entrevista, a investigadora dá a conhecer o seu projeto de doutoramento, cujo objetivo é estudar de forma sistemática as características físicas e mecânicas de rochas vulcânicas dos Açores, em particular dos vulcões das Sete Cidades e de Água de Pau (Fogo). A alteração hidrotermal, que pretende mimetizar em laboratório, será um dos pontos inovadores desta tese. Quanto à orientação, para além do IVAR, o projeto de doutoramento conta ainda com o Instituto Dom Luiz (Universidade de Lisboa) e com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV, Nápoles). Ao longo do ano, os trabalhos também beneficiaram de colaborações com o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e com o Instituto Superior Técnico (IST, Universidade de Lisboa).
A entrevista pode ser lida na íntegra em: