Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

nanoSIMS - nano-sonda química que utiliza a espectrometria de massa por iões secundários
19-07-2022 09:55
Paris, França
Missão analítica ao Institut de Minéralogie, de Physique des Matériaux et de Cosmochimie (Museum National d’Histoire Naturelle, Paris) para desenvolver estudos geoquímicos no âmbito do projeto MAGAT

O investigador Vittorio Zanon do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores realizou uma missão científica a Paris, entre os dias 4 e 8 de julho, para desenvolver estudos geoquímicos no âmbito do projeto de investigação MAGAT - “from MAGma to ATmosphere”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O objetivo da missão foi efetuar análises do teor em água, dióxido de carbono, enxofre e cloreto nas inclusões vítreas de olivinas presentes nas rochas das recentes erupções do vulcão Cumbre Vieja (ilha de La Palma, Canárias), da erupção de 2015 do vulcão do Fogo (Cabo Verde) e do vulcão Etna (Sicília, Itália). As inclusões em análise já tinham sido previamente estudadas e preparadas nos laboratórios do IVAR, para além de já terem sido quimicamente caracterizadas por microssonda eletrónica e espectrometrias Raman e Infravermelho, no Laboratoire Magmas et Volcans, da Universidade Blaise Pascal, em Clermont Ferrand (França).

As análises recentes foram feitas utilizando uma nano-sonda química que utiliza a espectrometria de massa por iões secundários (nanoSIMS), considerada metodologia de ponta para a análise dos elementos voláteis. Estas análises pretendem contribuir para uma caraterização geoquímica mais completa, para a compreensão dos processos de ascensão e desgaseificação a várias profundidades.



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas