Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

A erupção vulcânica em Fagradalsfjall tornou-se uma atração turística (Foto: SkyNews)
22-09-2021 12:10
Islândia
Lava do vulcão Fagradalsfjall volta a cortar um trilho de acesso ao local da erupção

No passado domingo, dia 19 de setembro, fez seis meses que se iniciou a erupção vulcânica em Fagradalsfjall, na Península de Reykjanes (Islândia), tornando-se a erupção mais longa que a Islândia já testemunhou em mais de 50 anos. Esta erupção, a sexta da Islândia em 20 anos, já ultrapassou a anterior em Holuhraun, no centro-leste da ilha, que durou do final de agosto de 2014 até ao final de fevereiro de 2015.

A primeira escoada lávica que se formou foi emitida a partir de uma fissura perto do Monte Fagradalsfjall na noite de 19 de março na península de Reykjanes, a sudoeste de Reykjavik. A erupção prosseguiu, com episódios de intensidade variável e formação de novas fissuras eruptivas, tornando-se uma grande atração turística, aliciando mais de 300.000 visitantes até agora, de acordo com o Conselho de Turismo da Islândia.

O campo lávico que se formou desta vez foi batizado de "Fagradalshraun", que pode ser traduzido como "belo vale de lava" - e leva o nome do vizinho Monte Fagradalsfjall.

Até ao momento, já foram emitidos quase 143 milhões de metros cúbicos de lava. Contudo, este volume é, na verdade, pequeno, representando pouco menos de um décimo do volume da erupção de Holuhraun, que expeliu o maior fluxo de lava basáltica na Islândia em 230 anos.

Esta erupção mais recente é "especial no sentido de que manteve um fluxo relativamente estável", avançou Halldor Geirsson, geofísico do Instituto de Ciências da Terra. Geralmente, os vulcões na Islândia começam realmente ativos, com emissão de escoadas lávicas, e o fluxo vai diminuindo com o tempo até parar.

Depois de um período de acalmia, o vulcão Fagradalsfjall retomou a atividade eruptiva no dia 11 de setembro e não mostra sinais de abrandamento tão cedo. A emissão de lava continua com uma taxa efusiva elevada. Entretanto, a lava ultrapassou a barragem artificial, cruzou um trilho de acesso e prosseguiu em direção à estrada de circunvalação sul. O vale de Nátthagi está, atualmente, amplamente preenchido com escoadas lávicas.

Atualmente, apenas uma cratera é que está ativa, medindo 334 metros de altura, de acordo com o Instituto de Ciências da Terra, apenas algumas dezenas de metros abaixo do pico mais alto na área circundante. Isso prova a formação de novos fluxos de lava na parte superior do vale Nátthagi que continuaram a encher o vale.

A erupção mais longa da Islândia ocorreu há mais de 50 anos na ilha Surtsey, na costa sul, e durou quase quatro anos, de novembro de 1963 a junho de 1967.

 


Fontes


Phys.Org
Volcano Discovery

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 22 de Agosto de 2022
 A erupção do vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes, Islândia, terá cessado ou encontra-se em pausa. Com efeito, nos últimos três dias, a atividade decresceu o suficiente para que se deixassem de observar fontes de lava na cratera. Desde a manhã de ontem, os sinais vulcânicos, nomeadamente tremor vulcânico, têm sido inexistentes, refere a especialista em catástrofes naturais Lovísa Mjöll Guðmundsdóttir...
quarta-feira, 3 de Agosto de 2022
Hoje, às 13:15 (hora local), o vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes, Islândia, entrou em erupção. De acordo com a informação disponível até ao momento, abriu-se uma fissura eruptiva de aproximadamente 100 m no vale Meradalir, com a emissão constante de lava, a N do antigo local da erupção em Geldingadalir. Esta erupção já era considerada provável tendo em conta os resultados preliminares da modelação da ...
quarta-feira, 22 de Dezembro de 2021
No dia 20 de dezembro, o Instituto Meteorológico da Islândia (IMO) declarou oficialmente extinta a atividade vulcânica em Fagradalsfjall na Islândia. Contudo, após esta decisão, o IMO começou a registar partir das 18 horas UTC de terça-feira, dia 21 de dezembro, um incremento considerado da atividade sísmica na Península de Reyjanes. A erupção que teve início a 19 de março de 2021 com a emissão de uma escoada lávica a part...
segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Há já quatro semanas que o vulcão Fagradalsfjall, na Península de Reykjanes (Islândia), deixou de emitir lava. No entanto, embora seja a maior interrupção da atividade verificada desde o início da erupção em março de 2021, os especialistas consideram ainda ser cedo para declarar o seu fim. Desde o dia 18 de setembro que a atividade eruptiva aparentemente cessou. Consequentemente, também o número de visitantes também diminuiu ...