Erupção no vulcão Pacaya leva ao encerramento do aeroporto da capital da Guatemala
O vulcão Pacaya, localizado a cerca de 25 km a SSW da capital da Guatemala, está ativo desde o início de fevereiro, emitindo escoadas lávicas e cinzas vulcânicas. No entanto, no passado dia 23 de março, uma súbita mudança na direção do vento de sul para norte e o aumento da atividade vulcânica do Pacaya fez com que ocorresse queda de cinzas vulcânicas no aeroporto La Aurora, forçando o seu encerramento.
O encerramento temporário do terminal obrigou o cancelamento de nove voos internacionais, enquanto dois que chegavam ao país foram desviados para El Salvador. Cerca de trinta voos domésticos de aviões e helicópteros também foram suspensos devido à presença de material vulcânico. O aeroporto retomará as operações após a limpeza da pista e outras áreas, uma tarefa apoiada por militares e pessoal do governo.
As autoridades de Proteção Civil mantêm a vigilância das comunidades estabelecidas no sopé do vulcão, que são as mais afetadas pela queda de cinzas e lapilli.
Devido à atividade do vulcão, o Parque Nacional Pacaya, importante atração turística do país, também se mantém encerrado.
A Guatemala tem cerca de 30 vulcões. Para além do Pacaya, os vulcões Fuego (a sudoeste) e Santiaguito (a oeste) estão ativos. A 27 de maio de 2010, o vulcão Pacaya registou uma forte erupção que causou a morte de um jornalista que se encontrava a fazer uma reportagem e causou danos em áreas cultivadas.