12-06-2020 09:10
Açores
Investigador do CIVISA/IVAR coordena edição de volume especial sobre Vulcões de Ilhas Oceânicas

​O mais recente volume especial da revista científica Frontiers in Earth Science dedicado a vulcões de ilhas oceânicas “Ocean Island Volcanoes: Genesis, Evolution and Impact” contou com a coordenação editorial do investigador Adriano Pimentel do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores.

Este volume especial agrega nove artigos científicos e um artigo editorial que refletem diferentes abordagens empregues no estudo de vulcões de ilhas oceânicas. O volume especial agora publicado como e-book teve como objetivo tentar responder a questões fundamentais relacionadas com a origem, evolução e perigosidade associadas a estes vulcões. Os vários artigos estudaram diferentes regiões vulcânicas localizadas nos oceanos Atlântico e Pacífico, como por exemplo Açores, Galápagos e Havai, com o intuito de melhorar o nosso conhecimento sobre os vulcões de ilhas oceânicas.

O investigador do CIVISA/IVAR refere que a edição deste volume especial resultou da cooperação com colegas do Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa, Serviço Nacional de Geologia e Minas do Chile, Universidade do Chile e Universidade de Durham no Reino Unido.

O e-book “Ocean Island Volcanoes: Genesis, Evolution and Impact” pode ser descarregado gratuitamente do sítio internet https://www.frontiersin.org/research-topics/5840/ocean-island-volcanoes-genesis-evolution-and-impact.

IVAR/CIVISA