Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Cicatriz do deslizamento que afetou o município de Alta, no norte da Noruega (Foto: ANDERS BJORDAL/NVE)
04-06-2020 19:35
Noruega
Deslizamento na Noruega destrói edifícios

​No dia 4 de junho, várias casas, no município de Alta (Noruega), foram arrastadas para o mar na sequência de um movimento de vertente.
 
O movimento de vertente, do tipo deslizamento, tinha 650 metros de largura e 150 metros de altura, e destruiu oito edifícios, incluindo quatro cabanas que funcionavam como residências de fim de semana. Não houve registo de feridos, tendo todas as pessoas sido retiradas dos edifícios.
 
Anders Bjordal, engenheiro norueguês da Direção de Recursos Hídricos e Energia disse à CNN que deslizamentos daquela escala "raramente acontecem na Noruega, talvez a cada um ou dois anos" e acrescentou que este foi o maior até ao momento.

Entretanto já ocorreram vários movimentos de vertente de menores dimensões, pelo que as autoridades vão continuar a monitorizar a situação, em particular, o perigo de mais movimentos de vertente nos próximos dias. Na próxima semana, as autoridades realizarão medições no solo.
 
O município de Alta, localizado no condado de Finnmark, no norte do país, é conhecido por suas florestas, planaltos de montanhas, paisagens costeiras e luzes do norte.


Fontes


CNN
Forbes

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas