Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Reunião virtual do projeto Heatstore - Geothermica Era-net, realizada a 26 de maio de 2020 (Foto: IVAR)
26-05-2020 14:50
 
Investigadores do IVAR participam em reunião virtual do projeto Heatstore – Geothermica Era-net

​Investigadores do IVAR participaram no dia 26 de maio, através da internet, na reunião anual do projeto Heatstore - High Temperature Underground Thermal Energy Storage da rede Geothermica Era-net. Este projeto tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que permitam o armazenamento de calor no subsolo. Para além da implementação de estruturas em áreas não vulcânicas, o projeto pretende testar modelos em áreas vulcânicas e de alta entalpia, como é o caso do arquipélago dos Açores.

O projeto, liderado pela instituição científica Holandesa (TNO – inovação para a vida), conta com 23 parceiros de nove países, estando Portugal representado pela Universidade dos Açores através do IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos. O subprojeto português é financiado pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia. A empresa EDA Renováveis S.A. participa no desenvolvimento do projeto como entidade colaboradora.

O subprojeto português pretende simular as condições subsuperficiais na área das Caldeiras da Ribeira Grande com base em dados de geoquímica. Para este fim, conta com investigadores do IVAR e da Universidade de Zurique (Suíça).

Fátima Viveiros, responsável pela componente portuguesa do projeto, apresentou uma comunicação intitulada “Improving the geothermal potential of the Azores” (Aumentar o potencial geotérmico nos Açores), que sintetiza os trabalhos desenvolvidos até ao momento pelos diferentes investigadores envolvidos.

A reunião inicialmente tinha sido programada para decorrer na Dinamarca, mas devido à atual situação de pandemia, foi alterada para uma reunião virtual, que contou com cerca de 70 participantes. Fátima Viveiros refere que, apesar dos constrangimentos de uma reunião virtual, teve a vantagem de permitir a participação de um maior número de elementos que, em caso de reunião presencial, não teriam essa possibilidade.
 
Para informações adicionais: www.heatstore.eu
                                               www.ivar.azores.gov.pt/investigacao/projectos/Paginas/projeto-HEATSTORE.aspx


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas