Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
06-01-2020 15:50
Ponta Delgada
CIVISA recebeu mais de 1500 visitantes em 2019

​Desde a sua criação, em 2008, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) tem possibilitado a visita às suas instalações, dando a conhecer as suas atividades de monitorização e avaliação dos perigos geológicos nos Açores, no âmbito da assessoria técnico-científica que presta às autoridades regionais e locais de proteção civil.
 
Desde então, tem-se verificado um incremento do número de grupos e de visitantes. Em 2019, o CIVISA recebeu 1.577 visitantes de diferentes proveniências: 1264 de escolas (573 da Região Autónoma dos Açores, 667 do território continental português e 24 internacionais), 113 de universidades (36 da Universidade dos Açores, 7 de universidades do território continental português e 70 de universidades estrangeiras), 26 integrados em cursos de verão internacionais, 39 de encontros científicos internacionais e 135 no âmbito de visitas institucionais (81 da Região Autónoma dos Açores, 12 do território continental português e 42 internacionais).
 
As visitas ao CIVISA são compostas por uma apresentação oral, onde se abordam alguns conceitos básicos sobre: i) a estrutura interna do planeta Terra; ii) a tectónica de placas e o enquadramento geodinâmico dos Açores; iii) os perigos naturais e as principais catástrofes ocorridas nos Açores desde o seu povoamento; e iv) as redes de monitorização permanentes do CIVISA e a sua importância para a monitorização sismovulcânica. Adicionalmente, é efetuada uma visita ao Centro de Aquisição de Dados (CAD), sala para onde são transmitidos em tempo real os dados das estações de monitorização existentes em todo o arquipélago dos Açores. Para alguns grupos específicos é também promovida uma visita ao Centro de Operações de Emergência (COE), sala onde se reúne o Gabinete de Crise e de onde são veiculadas as informações técnico-científicas relevantes para a tomada de decisão de várias entidades de proteção civil e organismos governamentais com os quais o CIVISA colabora.
 
Para Rui Marques, Presidente da Direção do CIVISA, as visitas de estudo facultam um importante contributo para o ensino da Ciência e Tecnologia, por quebrarem a rotina diária da escola e potenciarem o contacto dos professores e alunos com uma realidade impossível de reproduzir em ambiente de sala de aula, indo de encontro às Orientações Curriculares das Ciências Naturais. Por outro lado, é notória a crescente preocupação dos professores em promover uma maior consciencialização dos alunos em relação aos perigos naturais, diminuindo o desfasamento existente entre o conhecimento científico e tecnológico e a população, fomentando uma sociedade mais sustentável e cidadãos cientificamente mais cultos.
 
A estreita colaboração que o CIVISA mantém com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores, tem igualmente potenciado o incremento de visitas, nomeadamente através de cursos de verão, encontros científicos e visitas institucionais.

       
        
        


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas