Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

As imagens de satélite mostram, à esquerda, gases a serem emitidos pelo vulcão submarino e, à direita, a nova ilha formada (a verde) (GeoNet in the Guadian)
07-11-2019 11:45
Tonga
Erupção submarina forma nova ilha no arquipélago de Tonga

​Uma erupção vulcânica submarina no arquipélago de Tonga, ocorrida no passado mês de outubro e que durou 18 dias, fez desaparecer uma ilha e criou outra três vezes maior, de acordo com um relatório de geólogos divulgado hoje, dia 7 de novembro.

Taaniela Kula, do Serviço Geológico de Tonga, disse que a nova ilha tem cerca de 100 metros de largura e 400 metros de comprimento, e está situada a cerca de 120 metros a oeste da sua antecessora, a ilha de Lateiki. Fica entre Kao e Late no grupo de ilhas Ha'apai no norte do país insular do Pacífico.
 
O arquipélago de Tonga localiza-se no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de atividade sísmica e vulcanismo frequentes, sendo responsável por cerca de 90% dos sismos do mundo. No final de 2014, a erupção de um vulcão submarino criou outra ilha tonganesa que agora é o habitat de plantas e aves.


Fontes


The Guardian

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
Um vulcão submarino designado por Metis Shoal e localizado no território de Tonga, perto da ilha de Kao (Grupo Ha’apai), entrou em erupção esta semana. O episódio eruptivo foi testemunhado no dia 15 de outubro por pilotos de Tonga e imagens de satélite que detetaram a emissão intermitente de uma pluma de gases e cinzas até cerca de 4,5-5 km acima do topo do vulcão, Ha’apai.   O Serviço Meteorológico de Tonga emitiu o alerta la...
quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017
Um cientista neozelandês da Universidade de Auckland descobriu inesperadamente aquilo que parece ser uma importante erupção submarina próximo da ilha principal de Tonga, Tongatapu.   O achado surgiu na sequência dos estudos levados a cabo pelo geomorfólogo Dr. Murray para monitorizar a evolução a ilha com cerca de 1 km de diâmetro, e composta por cinzas e fragmentos rochosos, edificada pela erupção que teve lugar entre dezembr...