Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Trajetória esperada para a tempestade subtropical Rebekah (Imagem: NOAA)
31-10-2019 09:15
Açores
Tempestade subtropical Rebekah a caminho dos Açores

Num cenário semelhante ao que deu origem à tempestade tropical Pablo na semana passada e que afetou os Açores, uma área agitada de clima perturbado a oeste dos Açores transformou-se na tempestade subtropical Rebekah. Esta é já a 17ª tempestade da temporada do Atlântico.

Às 21h00 UTC de dia 30 de outubro, a tempestade subtropical Rebekah, de baixa altitude, apresentava ventos de 80 km/h, seguindo para leste a 21 km/h em direção aos Açores, onde deverá passar durante quinta e sexta-feira. Como Pablo, Rebekah formou-se numa região com temperaturas da superfície do mar muito geladas, próximas de 21°C - muito abaixo do limiar convencional para o desenvolvimento tropical de cerca de 26°C e um pouco abaixo do recentemente descoberto valor de 22,5°C para o desenvolvimento híbrido/subtropical. No entanto, o ar superior muito frio associado a um nível mais baixo tornou a atmosfera muito instável, dando o impulso necessário para desenvolver uma tempestade subtropical. Imagens de satélite na noite de quarta-feira mostraram que Rebekah mantinha uma intensidade quase constante.

Como a tempestade vai atravessar uma região com temperaturas da superfície do mar frias, deverá enfraquecer gradualmente e tornar-se uma tempestade extratropical na sexta-feira.


Fontes


National Hurricane Center - NOAA
Azores Today
AccuWeather

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas