Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
04-10-2019 16:40
Ponta Delgada
Noite Europeia dos Vulcões 2019

​Realizou-se no passado dia 27 de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, no edifício do Complexo Científico na Universidade dos Açores, polo de Ponta Delgada, a Noite Europeia dos Vulcões 2019.
 
Este evento, que decorreu em simultâneo em várias cidades europeias, teve como objetivo sensibilizar o público em geral para a temática da Vulcanologia e dar a conhecer, em ambiente descontraído e acolhedor, o trabalho desenvolvido nas várias valências da Vulcanologia pelos cientistas do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), bem como promover um diálogo aberto entre público e cientistas.

 
O programa deste ano iniciou-se com uma palestra intitulada “Quando os vulcões tremem”, da investigadora Rita Marques, que abordou a sismicidade associada aos sistemas vulcânicos açorianos. À semelhança do ano passado, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Aquisição de Dados (CAD) e o Centro de Operações de Emergência (COE) do CIVISA, bem como participar noutras atividades em paralelo nas instalações do IVAR/CIVISA, designadamente tirar fotografias “vulcânicas”, avaliar a sua capacidade respiratória e perceber os impactes que os ambientes vulcânicos podem ter na saúde, assim como compreender a aplicabilidade dos produtos vulcânicos no dia-a-dia. O público mais jovem e com idades compreendidas entre os 14-17 anos puderam testar a sua perceção do risco sobre a área onde vivem.
 
O evento terminou com uma prova de águas vulcânicas internacionais, e com um momento musical muito animado desempenhado pelos participantes mais novos.
 
Este ano a Comissão Organizadora decidiu prolongar o evento para o dia 28 de setembro, com a realização de uma visita aos vulcões das Furnas e do Fogo acompanhada por alguns cientistas, e que pretende mostrar, em ambiente real, alguns dos conceitos discutidos e apreendidos no dia anterior.
 
A edição de 2019 contou com cerca de 70-80 participantes de todas as idades.
 
 
 
      
 
            Palestra "Quando os vulcões tremem" proferida pela investigadora Rita Marques                                           "Observando sismos e vulcões", atividade que permitiu visitar o CIVISA

 
 
      
 
                            "Enfrenta o teu vulcão", atividade dirigida a adolescentes                                                                               Atividade "Teste a sua capacidade respiratória"

 
 
      
 
                        A descobrir como "Utilizar os produtos vulcânicos no dia-a-dia"                                                                      A divertida prova de águas vulcânicas internacionais

 
 
                                
              Visita de estudo aos vulcões da ilha de S. Miguel, paragem na Praia das Milícias                                                     Visitando o campo fumarólico da Lagoa das Furnas

 


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas