Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Grupo de participantes do workshop EUROVOLC VAAC-VO (Foto: London Met Office)
14-02-2019 11:00
Exeter, Reino Unido
Investigadores do CIVISA e IVAR participam em workshop do projeto europeu EUROVOLC

Os investigadores Adriano Pimentel e Rita Carmo, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), participaram num workshop do projeto europeu EUROVOLC – European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology, que decorreu em Exeter (Reino Unido), entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
 
O projeto EUROVOLC tem como objetivo construir uma comunidade vulcanológica europeia integrada e harmonizada capaz de apoiar, explorar e construir plenamente infraestruturas de investigação nacionais e pan-europeias existentes e emergentes. O processo de harmonização inclui a ligação de cientistas e partes interessadas (stakeholders), bem como a conexão de observatórios vulcanológicos isolados.
 
Neste sentido, o workshop EUROVOLC VAAC-VO – Communication strategies between Volcano Observatories e os VAACs da Europa, inserido no WP4 (workpackage 4) do projeto, teve como objetivo melhorar a ligação entre os vários Observatórios Vulcanológicos (VO) da Europa, de modo a facilitar a elaboração de bases de dados, modelos/programas ou mesmo no uso de instrumentos, e também reforçar a interação com os Volcanic Ash Advisories Centres (VAAC) europeus, centros responsáveis pela coordenação e disseminação de informações sobre nuvens de cinzas vulcânicas atmosféricas que podem colocar em risco a aviação.
 
O evento contou com 31 participantes de países europeus, tais como Portugal, Islândia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Grécia e Suíça, tendo sido apresentadas e discutidas 19 palestras proferidas por colaboradores dos VOs e dos VAACs europeus. Os investigadores do CIVISA/IVAR apresentaram uma palestra intitulada “Introduction to CIVISA: setting, hazards and networks”, que pretendeu dar a conhecer a localização dos Açores, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito da monitorização dos perigos naturais dos Açores.
 
Para além da reunião do projeto, foi ainda realizada uma visita à Catedral de Exeter. Conhecida como Igreja da Catedral de São Pedro em Exeter, é uma catedral anglicana e sede do Bispo de Exeter, na cidade de Exeter, Devon, no sudoeste da Inglaterra.

 
 
O investigador Adriano Pimentel a apresentar o CIVISA


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas