Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
11-02-2019 19:15
Ponta Delgada
CIVISA superou os mil visitantes em 2018

Desde a sua criação, em 2008, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) tem possibilitado a visita às suas instalações, dando a conhecer as suas atividades de monitorização e avaliação dos perigos geológicos nos Açores, no âmbito da assessoria técnico-científica que presta às autoridades regionais e locais de proteção civil.
 
Desde então, tem-se verificado um incremento do número de grupos e de visitantes. Em 2018, o CIVISA recebeu 1.172 visitantes de diferentes proveniências: 845 de escolas (448 da Região Autónoma dos Açores e 397 do território continental português), 80 de universidades estrangeiras, 34 integrados em cursos de verão internacionais, 127 de encontros científicos (87 de encontros nacionais e 40 de encontros internacionais) e 86 no âmbito de visitas institucionais (39 da Região Autónoma dos Açores, 27 do território continental português e 20 internacionais).
 
As visitas ao CIVISA são compostas por uma apresentação oral, onde se abordam alguns conceitos básicos sobre: i) a estrutura interna do planeta Terra; ii) a tectónica de placas e o enquadramento geodinâmico dos Açores; iii) os perigos naturais e as principais catástrofes ocorridas nos Açores desde o seu povoamento; e iv) as redes de monitorização permanentes do CIVISA e a sua importância para a monitorização sismovulcânica. Adicionalmente, é efetuada uma visita ao Centro de Aquisição de Dados (CAD), sala para onde são transmitidos em tempo real os dados das estações de monitorização existentes em todo o arquipélago dos Açores. Para alguns grupos específicos é também promovida uma visita ao Centro de Operações de Emergência (COE), sala onde se reúne o Gabinete de Crise e de onde são veiculadas as informações técnico-científicas relevantes para a tomada de decisão de várias entidades de proteção civil e organismos governamentais com os quais o CIVISA colabora.
 
Para Rui Marques, Presidente da Direção do CIVISA, as visitas de estudo facultam um importante contributo para o ensino da Ciência e Tecnologia, por quebrarem a rotina diária da escola e potenciarem o contacto dos professores e alunos com uma realidade impossível de reproduzir em ambiente de sala de aula, indo de encontro às Orientações Curriculares das Ciências Naturais. Por outro lado, é notória a crescente preocupação dos professores em promover uma maior consciencialização dos alunos em relação aos perigos naturais, diminuindo o desfasamento existente entre o conhecimento científico e tecnológico e a população, fomentando uma sociedade mais sustentável e cidadãos cientificamente mais cultos.
 
A estreita colaboração que o CIVISA mantém com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), da Universidade dos Açores, tem igualmente potenciado o incremento de visitas, nomeadamente através de cursos de verão, encontros científicos e visitas institucionais.
 
 
                     
 

 
 
                      
 
 
 
 
 
 
 
 
​​​


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas