Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Danos numa estrada de Anchorage (Foto: US Air National Guard/US Department of Defense; HO, AFP/Getty Images)
03-12-2018 10:30
Alasca, E.U.A.
Sismo de magnitude 7,0 atinge o Alasca

​No dia 30 de novembro, às 08:29 (hora local, 17:29 hora UTC), o Alasca foi atingido por um sismo de magnitude 7,0. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o sismo localizou-se a cerca de 12 km a norte de Anchorage e 44 km de profundidade. Inicialmente, foi emitido um alerta de tsunami para a região, mas foi depois cancelado.

 

O forte abalo provocou grandes danos em estradas e edifícios quem segundo o governador daquele estado, levarão pelo menos uma a duas semanas a serem reparados. Milhares de moradores ficaram sem eletricidade.

 

Segundo o presidente do município, este foi o segundo sismo mais forte que atingiu o Alasca desde 1964, ano em que ocorreu o sismo mais energético de magnitude 9,2 nos Estados Unidos da América. Mas o autarca reforça que este evento demonstra que Anchorage está preparada para este tipo de emergências. Apesar dos danos, não se registaram mortos ou feridos, numa cidade com cerca de 300000 habitantes. Também várias infraestruturas críticas (aeroporto, hospitais, serviços de emergência) continuaram a funcionar apesar do abalo.


Na sequência deste evento, continuam a registar-se réplicas.



Fontes


TVI24
CNN
USA Today

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas