Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

Fluxos piroclásticos do Vulcão do Fuego, Guatemala (maio de 2018) (Foto: AMEDICAusa)
04-07-2018 17:30
Genebra, Suíça
Investigadores do IVAR participam em Workshop sobre Riscos Vulcânicos

Os investigadores do IVAR José Pacheco e Fátima Viveiros participaram recentemente no 1º Workshop sobre Avaliação de Riscos Vulcânicos que decorreu em Genebra (Suíça). O congresso foi organizado e patrocinado pela Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) e pela Rede Global de Vulcões (GVM) e teve como principais objetivos definir linhas de ação para a avaliação de riscos vulcânicos em diversas áreas geográficas e em sistemas vulcânicos em diferentes estados de atividade. As dificuldades na avaliação multirriscos e na integração de efeitos em cascata que surgem normalmente associados a um cenário eruptivo foram algumas das questões alvo de debate durante este workshop que contou com um total de 42 investigadores de 14 países.

 

A Direção do IVAR foi convidada a participar neste workshop de forma a contribuir para a discussão e definição de estratégias globais com base na experiência adquirida ao longo das últimas décadas no arquipélago dos Açores. Durante o workshop foram ainda apresentados trabalhos sobre a recente erupção do Vulcão Fuego na Guatemala que causou a morte de pelo menos 200 pessoas por fluxos piroclásticos.

 

A investigadora Fátima Viveiros apresentou um trabalho em forma de painel sobre mapas de risco de exposição ao dióxido de carbono (CO2) em ambientes vulcânicos utilizando como exemplo o Vulcão das Furnas na ilha de São Miguel.
 
Link: http://www.unige.ch/sciences/terre/CERG-C/iavcei-gvm-workshop-2018/presentation/
 
Referência: VIVEIROS, F., SILVA, C., GOULART, C., FERREIRA, T., GASPAR, J.L. (2018) – When CO2 constitutes a permanent volcanic hazard: a first approach to produce CO2 “risk” maps in soil diffuse degassing areas. 1st IAVCEI/GVM workshop – From volcanic hazard to risk assessment, Geneva, 27-28 junho.

 

 

Foto do grupo dos participantes do 1º Workshop sobre Avaliação de Riscos Vulcânicos que decorreu em Genebra (Suíça)



Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas