Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
18-10-2017 09:40
Ilha da Reunião
Investigadores do IVAR participam no 4º Workshop do projeto ARISE2 e no Fórum GRIF-RUN 2017 na ilha da Reunião

Os investigadores Nicolau Wallenstein e Sandro Matos do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) participaram no 4º Workshop do projeto ARISE2 (http://arise-project.eu/​) e no Fórum GRIF-RUN 2017 que decorreram, entre os dias 2 e 6 de outubro, na ilha da Reunião, França, localizada no Oceano Índico.

O 4º workshop do projeto ARISE2 decorreu na Universidade da ilha da Reunião e contou com a presença cerca de 40 participantes de 20 países. Foram apresentadas diversas comunicações científicas, duas das quais resultantes da colaboração entre investigadores do IVAR e da Universidade de Florença, relacionadas com a deteção remota, pela estação IS42-Graciosa, de atividade eruptiva dos vulcões Etna (Itália) e Grímsvötn (Islândia) e de outro tipo de eventos com origem no Atlântico Norte.

No decurso do Forum GRIF-RUN 2017, aberto a uma comunidade mais vasta, vários palestrantes convidados apresentaram novas técnicas e resultados de projetos em curso.

Foram ainda realizadas formações práticas, em aplicações para análise de dados de infrassons e de LIDAR, e visitas aos Observatório do Maïdo e Observatório Vulcanológico do Piton de La Fournaise, bem como ao Museu “Cité du Volcan”. 

Para a deslocação e estada dos investigadores do IVAR, foram recebidos apoios do projeto ARISE2 (H2020), da Universidade da ilha da Reunião e da NEXA, uma agência regional para o desenvolvimento, investimento e inovação da ilha da Reunião.
 


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas