Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Trajetória prevista para o Furacão Irma (Imagem: Weather Underground)
06-09-2017 12:00
Caraíbas
Furacão Irma atinge a ilha de Barbuda, Antíguas

O furacão Irma atingiu, esta quarta-feira, dia 6 de setembro, a ilha de Barbuda, nas Antíguas. O “olho” do ciclone passou sobre a ilha pelas 2h (6h nos Açores), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 km/h.

 

Sendo a maior tempestade jamais gerada no Atlântico, deverá ter efeitos catastróficos e provocar uma subida das águas até três metros. O National Hurricane Center (NHC) mantém o Irma em categoria 5, o nível mais elevado de classificação de furacões.

 

O furacão Irma é tão forte que está a ser detetado por sismómetros, equipamentos projetados para detetar sismos. Stephen Hicks, sismólogo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, informou que à medida que o furacão se foi aproximando da ilha de Guadalupe, nas Caraíbas, os ventos fortes intensificaram o ruído de fundo registado nos sismogramas, devido à vibração do solo e do agitar de árvores que também transfere energia para o chão.

 

O furacão encaminha-se agora na direção de Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim-de-semana.

 

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, ordenou, na terça-feira, a evacuação das ilhas do sul do arquipélago devido à aproximação do furacão. Segundo o próprio, a tempestade representa uma ameaça para as ilhas de Mayaguana, Inagua, Crooked Island, Acklins, Long Cay e Ragged Island. Os habitantes dessas ilhas vão ser evacuados de avião esta quarta-feira e deslocadas para Nassau, na ilha de New Providence. De acordo com o primeiro-ministro, esta será a maior evacuação por furacão na história das Bahamas.

 

Também a República Dominicana está a evacuar a população de Punta Cana, Puerto Plata e Samana para o Canadá. A companhia canadiana Air Transat está a ajudar nas operações e enviou dez aviões de passageiros para o arquipélago, onde deverão chegar esta quarta-feira da manhã.

 

Segundo o governador de Porto Rico, o Irma é muito mais perigoso que o furacão Harvey, que devastou recentemente Houston, a capital do Estado norte-americano do Texas, e os seus efeitos podem ser catastróficos.

 

Entretanto, o presidente norte-americano Donald Trump declarou estado de emergência na Florida, Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos devido à aproximação do furacão Irma. A declaração de estado de emergência autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar os trabalhos de resposta a desastres nessas zonas.



Fontes


Público
TVI24
USA Today
National Hurricane Center
Weather Underground

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas