Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

Caldeira (fumarola) do Asmodeu (Foto: IVAR/CIVISA)
31-08-2017 18:55
Furnas
Caldeira Asmodeu – evento de 30 de agosto de 2017 - Ponto de situação

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que no início da tarde do dia de ontem, 30 de agosto, ocorreu uma explosão de vapor na caldeira (fumarola) Asmodeu situada no campo fumarólico da freguesia das Furnas, ilha de S. Miguel. A ocorrência do evento foi reportada ao CIVISA pelo Sr. Diretor Regional do Ambiente, Dr. Hernâni Jorge, cerca das 16:00 h, tendo sido transmitido que a explosão tinha sido precedida no dia anterior pelo aparecimento de uma turvação da água desta caldeira. A explosão sucedeu após o total desaparecimento de água da caldeira. Após a explosão, a água surgiu com um aspeto lamacento. De imediato foi estabelecido um perímetro de segurança para evitar a aproximação de pessoas do local.
 
Esta informação foi transmitida ao Sr. Presidente do SRPCBA, tendo o CIVISA informado que esta caldeira já possuía um histórico relativamente a este comportamento caracterizado pela ocorrência de erupções de vapor ocasionais, intervaladas por várias dezenas de anos, tendo a mais recente ocorrido em 1990.
 
Elementos do CIVISA/IVAR deslocaram-se ainda no dia de ontem ao local para uma observação preliminar e ao longo do dia de hoje outra equipa esteve a realizar trabalhos de campo que consistiram na amostragem da emissão gasosa de várias fumarolas, na medição no solo do fluxo de CO2 e de temperatura e da obtenção de imagens térmicas. Os dados após a devida análise serão comparados com informação obtida anteriormente.
 
De acordo com informação obtida no local, o episódio de ontem foi caracterizado pela projeção de uma coluna de água e vapor acompanhada por algum material sólido rochoso. A altura atingida e a dimensão e a distância alcançada pelos blocos projetados terá sido inferior à do episódio de 1990.
 
Na rede de monitorização sismovulcânica instalada no vulcão das Furnas todos os dados registados até ao momento encontram-se dentro dos valores normais para esta região. De facto, a explosão de vapor ocorrida, encontra-se provavelmente relacionada com a obstrução do sistema de conduta pelo qual o fluido hidrotermal atinge a superfície, a qual terá produzido um incremento da pressão de vapor e originado a explosão. Trata-se assim de um fenómeno muito localizado e superficial que não se repercutiu em qualquer registo anómalo no sistema de monitorização do Vulcão das Furnas.
 
A explosão de vapor mais recente na caldeira Asmodeu ocorreu no dia 6 de novembro de 1990. Tratou-se de uma única explosão e a caldeira demorou mais de um ano a retomar o seu aspeto habitual de água transparente. Outras ocorrências têm data mais incerta e ter-se-ão registado em 1944-1945 e em 1840-1841.
 
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas