Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Localização do Fiorde de Karrat, onde ocorreu o movimento de vertente que gerou um dos tsunamis mais altos da história (Imagem: Nature)
28-07-2017 16:00
Gronelândia
Movimento de vertente foi a causa do tsunami mortal que ocorreu em junho na Gronelândia

​Uma análise mais aprofundada dos dados sísmicos e das montanhas que cercam o Fiorde Karrat (na parte ocidental da Gronelândia) revela que não foi um sismo de magnitude 4,2 que gerou um tsunami que, no passado dia 17 de junho, destruiu 11 edifícios e provocou quatro mortos na vila pesqueira de Nuugaatsiag. Na origem do fenómeno esteve um enorme movimento de vertente, cuja vibração foi registada pelos sismómetros existentes na região. Na altura, os cientistas estranharam a ocorrência de um sismo na área do Fiorde Karrat, por não ser um fenómeno muito comum.

 

Uma equipa de cientistas que visitou o local no início deste mês descobriu que um grande volume de rochas e gelo havia mergulhado, provavelmente de modo espontâneo, na água do fiorde. O movimento de vertente, com dimensões da ordem dos 975 m de diâmetro por 305 m de altura, fez com que os níveis de água se elevassem em mais de 90 m e, embora o tsunami se tenha dissipado rapidamente enquanto cruzava o fiorde profundo e com seis km de extensão, teve energia suficiente para atingir o outro lado do fiorde com 50 m. A equipa também mediu um aumento nos níveis de água de cerca de 10 m em costas situadas a 30 km de distância. É, por isso, um dos tsunamis mais altos da história.

 

Segundo Hermann Fritz, engenheiro ambiental do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, e líder da equipa, embora os tsunamis causados por movimentos de vertente tendam a ser fenómenos relativamente localizados, podem ser bem mais devastadores nas regiões mais próximas do que aqueles gerados por sismos.

 

Fritz acrescenta que o evento da Gronelândia serve para relembrar a ocorrência de um tsunami ocorrido em 1958, o mais alto alguma vez registado em Lituya Bay, no Alasca. Um terramoto de magnitude 8,3 provocou um movimento de vertente num fiorde estreito, fazendo com que a água subisse 500 metros acima do nível normal da maré. Em comparação, o tsunami provocado pelo sismo de 2011 no Japão, que matou mais de 16 mil pessoas e causou o desastre nuclear de Fukushima, atingiu apenas cerca de 40 metros de altura máxima.

 

Os investigadores detetaram outro possível movimento de vertente potencialmente iminente no fiorde de Karrat, pelo que os moradores de três aldeias da região foram permanentemente evacuados para a cidade vizinha de Uummannaq.

 

Os sismólogos estão agora a investigar as causas do movimento de vertente recorrendo a modelos computacionais 3D, com o objetivo de melhorarem o conhecimento sobre os riscos associados ao tsunami. Alertam ainda que este fenómeno se pode tornar mais comum no Fiorde de Karrat à medida que o clima aquece.



Fontes


Nature
Atlas Obscura

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas