Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

 
07-07-2017 17:00
Ponta Delgada
IVAR e CIVISA recebem alunos do 3º ciclo do ensino básico no âmbito do Verão Jovem na UAc

​No dia 7 de julho, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) receberam cerca de 40 alunos do 3º ciclo do ensino básico inscritos no programa Verão Jovem na Universidade dos Açores (UAc) "Os Exploradores", organizado pela Academia Júnior da UAc.

 

Esta iniciativa, que decorreu entre os dias 3 e 7 de julho de 2017 no campus de Ponta Ponta Delgada, teve como objetivo proporcionar aos alunos oportunidades de observação, análise e exploração científica, tecnológica, cultural e artística, em interação com investigadores e estudantes da UAc.

 

Na sua visita ao IVAR e ao CIVISA, os alunos puderam familiarizar-se com algumas técnicas de monitorização sismovulcânica utilizadas pelo IVAR/CIVISA na vigilância dos vulcões ativos dos Açores. A investigadora Joana Pacheco foi responsável pela apresentação do módulo de Geoquímica de Gases, permitindo aos alunos manusear equipamentos e técnicas aplicadas no âmbito da monitorização de gases vulcânicos, nomeadamente no que respeita o fenómeno de desgaseificação difusa, e medir dióxido de carbono e temperatura do solo nos jardins da UAc. No módulo de Sismologia e Instrumentação, o investigador Arturo Montalvo procedeu à demonstração dos efeitos das ondas sísmicas nos prédios e salientou a importância de uma boa construção anti-sísmica, e explicou quais são os princípios de funcionamento de um sismómetro. Os alunos puderam ainda proceder à montagem de um sismómetro e testar os respetivos registos e efeitos de diferentes frequências sísmicas.

 



 



Fontes


IVAR/CIVISA
Universidade dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas