Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Foto: CaCS/SRPCBA
07-04-2017 12:40
Budapeste, Hungria
Sistema de Emergência Açoriano valeu prémio Europeu do sistema 112 na Categoria Centros de Operações de Emergência

​O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) venceu ontem o “112 Awards 2017”, prémio que distingue os melhores sistemas do número de emergência europeu. 

 
O prémio, anunciado numa cerimónia em Budapeste, na Hungria, naquele que é o evento Europeu mais importante no que respeita ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo número de emergência 112, contou com a presença de Carlos Neves, Presidente do SRPCBA, e deveu-se ao reconhecimento do sistema de gestão integrado, despacho e comunicação utilizado no arquipélago dos Açores.

 
Nomeado na categoria de “Remarkable Public Safety Answering Point (PSAP) Achievement”, o sistema implementado nos Açores foi reconhecido como um feito extraordinário na área das chamadas de emergência que contribui para a segurança dos cidadãos bem como para o progresso da segurança pública.

 
A European Emergency Number Association (EENA), distinguiu o sistema de gestão, despacho e comunicação utilizado nos Açores pela sua dispersão geográfica e pela forma como é feito, de forma funcional, o atendimento e resposta em situações de emergência, sendo o atendimento centralizado numa única ilha, neste caso na ilha Terceira.

 
Destaca-se então a forma de organização de um modelo 112 num arquipélago, centralizado numa ilha, mas que está ramificado para todas as ilhas e preparado para acorrer a qualquer situação, seja ela de emergência médica, seja ela uma catástrofe. O sistema abarca não só o transporte terrestre de doentes dentro das ilhas, mas também evacuações aéreas, a preparação e aconselhamento para situações de acesso aos hospitais e apreparação paa alguma eventual catástrofe.

 
Localizada na sede do SRPCBA, em Angra do Heroísmo, a linha de emergência médica 112 no arquipélago tem associada a Triagem Telefónica de Manchester, um sistema integrado de aconselhamento, apoio e gestão de evacuações médicas aéreas e marítimas, bem como a nova rede de telecomunicações, recentemente considerada também como um modelo e um caso de estudo internacional. 

 
A EENA integra mais de 1 300 representantes de serviços de emergência de cerca de 80 países, 90 soluções, 11 associações e organizações internacionais, mais de 200 deputados do Parlamento Europeu e aproximadamente uma centena de investigadores.


Fontes


Açoriano Oriental
Notícias ao Minuto

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas