Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Trajetória estimada para a tempestade tropical Otto (Imagem: NHC)
25-11-2016 15:25
Costa Rica
Furacão Otto provoca danos na Costa Rica e na Nicarágua

O furacão Otto, que se formou no mar ao largo das Caraíbas a 21 de novembro como tempestade tropical, entrou com força na Costa Rica no dia 24 de novembro, por volta das 15:00 (hora local; 21:00 UTC), afetando o país com chuvas torrenciais e fortes ventos, com rajadas de até 150 quilómetros por hora. Segundo as autoridades não há registo vítimas, mas o furacão causou danos em estradas e "apagões", e prejuízos menores na Nicarágua.
 
Em conferência de imprensa, o Presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís declarou que o Otto atingiu com maior intensidade o norte do país, em zonas como Upala e Los Chiles, onde destruiu estradas e a afetou a rede de energia elétrica, provocando ainda danos em casas. Verificou-se ainda a rutura de uma ligação de fibra ótica, provocando a interrupção dos serviços de telefonia fixa, móvel e internet em duas localidades junto à fronteira com a Nicarágua. Num primeiro balanço, as autoridades costa-riquenhas estimaram os prejuízos na rede viária do país em 8,7 milhões de dólares. Aproximadamente 20 mil pessoas estão sem eletricidade no país devido à queda de linhas e postes, a maioria nas zonas de Los Chiles, Upala e Gatuso, no norte da Costa Rica.
 
A Costa Rica e a Nicarágua declararam estado de emergência nacional. Os países preparavam-se há dias para a chegada do furacão, o primeiro a atingir diretamente a Costa Rica, segundo os registos, já que o país, atendendo à sua posição geográfica, normalmente apenas sente os efeitos indiretos deste tipo de fenómeno. Segundo o mais recente balanço das autoridades costa-riquenhas, 3655 pessoas estavam abrigadas em 32 abrigos espalhados pelo país.
 
O furacão Otto seguiu para oeste, perdendo intensidade e tornando-se numa tempestade tropical, segundo o Instituto Meteorológico Nacional (IMN) da Costa Rica. O olho do furacão encontrava-se a 30 km a norte da Costa Rica, com ventos sustentados de até 110 km/h, quando foi anunciado que perdeu força de furacão e passou a tempestade tropical.
 
Otto foi batizado no dia 21 de novembro, altura geralmente tardia para a formação deste tipo de fenómenos nas Caraíbas. Apenas onze tempestades se formaram tardiamente naquela região desde 1851.


Fontes


Jornal de Notícias
TVI24
National Hurricane Center (NHC)
Weather Underground

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas