Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Inundações em Faro (Foto: LUSA)
25-10-2016 11:20
Portugal Continental e Madeira
Mau tempo causa estragos em Portugal

​O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dez distritos de Portugal Continental e a Madeira sob aviso laranja e aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima.

 
De acordo com a Proteção Civil de Faro, foram registadas cerca de 67 ocorrências relacionadas com inundações e queda de árvores devido à chuva e vento forte. Os concelhos mais afetados foram Tavira, Olhão, Albufeira, São Brás de Alportel, Silves, Portimão, Faro, Lagoa e Monchique. Em Olhão, parte do telhado do pavilhão municipal desintegrou-se devido, ao que populares consideram, um tornado de pequenas dimensões, afetando alguns veículos que se encontravam estacionados nas imediações e algumas árvores foram arrancadas do chão. 

 
A chuva intensa que se fez sentir em Faro, originou em poucos minutos inúmeras inundações na cidade e obrigou a Loja do Cidadão a encerrar durante algumas horas como medida de segurança.

 
Segundo fontes dos bombeiros, os distritos de Beja e Évora também foram afetados pelo mau tempo, verificando-se nestas localidades queda de árvores, que acabaram por condicionar o trânsito em algumas estradas, e algumas inundações em várias habitações.

 
Segundo o IPMA, o distrito de Faro continua sob aviso laranja relativamente à precipitação e aviso amarelo devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Os avisos mantêm-se em vigor até às 13:00 horas de hoje (dia 25).

 
Na segunda-feira não foi realizada a ligação entre a ilha da Madeira e Porto Santo devido à agitação marítima forte. A costa norte das ilhas estive sob aviso laranja e a costa sul sob aviso amarelo para a agitação marítima, havendo a possibilidade da ocorrência de ondas com 12 e 4,5 metros, respetivamente. Até ao momento não há conhecimento de qualquer ocorrência na Madeira.

 
 


Fontes


TVI 24
Correio da Manhã

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas