Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Excursão efetuada ao Monte Brasil.
19-09-2016 12:25
Angra do Heroísmo, Açores
Investigadores do IVAR e do CIVISA participaram na Escola de Verão de Astrobiologia “Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life” na ilha Terceira

​Os investigadores Adriano Pimentel, Fátima Viveiros e Teresa Ferreira do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) participaram na Escola de Verão de Astrobiologia “Volcanism, Plate Tectonics, Hydrothermal Vents and Life” que decorreu em Angra do Heroísmo na ilha Terceira, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro. Nesta escola de verão, o investigador Adriano Pimentel expôs duas apresentações relacionadas com os tipos de erupções vulcânicas e a geologia nas áreas vulcânicas, enquanto que a investigadora Fátima Viveiros efetuou uma comunicação sobre os campos fumarólicos dos Açores. A investigadora Teresa Ferreira apresentou cinco temas que focaram a história geológica dos Açores, o vulcanismo nos Açores, o vulcanismo na Terra, e o vulcanismo na história da humanidade. Os três investigadores efetuaram ainda uma apresentação sobre riscos naturais.
 
O evento, organizado pelos investigadores Lurdes Dapcevicius e Wolf Geppert, respetivamente da Universidade dos Açores e da Universidade de Estocolmo, foi financiado pelo European Astrobiology Campus e pelo COST Action Origins and Evolution of life in the Universe, e contou com 34 participantes de diferentes áreas científicas (geólogos, biólogos, químicos, físicos, astrónomos, engenheiros mecânicos). Esta Escola visou dotar os participantes de conhecimentos relacionados com a influência do vulcanismo, placas tectónicas e fontes hidrotermais na evolução da Vida, usando a Terra como laboratório para conhecer o Universo. O evento contou ainda com trabalho de campo nas fumarolas das Furnas do Enxofre e nas grutas da Terra Mole e dos Principiantes, onde foram realizadas amostragens para posterior análise em laboratório. Este curso promoveu ainda excursões de campo a diferentes locais de interesse vulcanológico da ilha Terceira, como as grutas do Algar do Carvão e do Natal, o Monte Brasil ou o Vulcão de Santa Bárbara, tendo sido acompanhados pelos investigadores do IVAR/CIVISA.

 


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas