Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Trajetória do Furacão Gaston (Imagem: Weather Underground)
03-09-2016 15:10
Arquipélago dos Açores
Tempestade tropical Gaston passa pelos Açores sem causar estragos

​O furacão Gaston que se formou no dia 22 de agosto próximo à linha de costa Africana, e que ameaçou várias zonas do atlântico, passou pelo Arquipélago dos Açores sem fazer estragos.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, não houve registo de qualquer ocorrência devido à passagem do furacão Gaston, que ao atingir os Açores já tinha diminuído de intensidade e passado a tempestade tropical. Não houve qualquer tipo de danos nem pessoal nem material.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 09:00 horas locais o centro da tempestade tropical Gaston encontrava-se a cerca de 260 Km a NE da ilha do Faial, já como depressão pós-tropical. Ainda segundo a mesma fonte, a situação mais problemática já está ultrapassada, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo ao longo do dia de hoje nas ilhas do grupo Central, estando no entanto ainda sob aviso amarelo referente a precipitação e vento até às 18:00 horas.

O furacão Gaston chegou a atingir categoria 3 numa escala de um (menos grave) a cinco (mais grave) na manhã de segunda-feira (dia 29 de agosto), com ventos na ordem de 185 km/h, sendo considerada a tempestade mais forte da época do Atlântico até ao momento.

Neste momento prevê-se que a tempestade pós-tropical acelere o seu trajeto para nordeste, alterando a rota para as águas frias do Canadá onde se deve dissipar até amanhã (dia 4).

Ao longo do percurso, o furacão ameaçou atingir as Bermudas antes de alterar o seu trajeto em direção aos Açores. 
 


Fontes


Weather Underground
Açoriano Oriental
IPMA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas