Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Trajeto do furacão Gaston (Imgem: NOAA)
30-08-2016 09:50
Arquipélago dos Açores
Furacão Gaston deverá atingir o arquipélago dos Açores no sábado como tempestade tropical

A tempestade que se formou no Atlântico, próximo à linha de costa Africana, alcançou a categoria de furacão alguns dias depois, tendo tendência a enfraquecer para a categoria de tempestade tropical.

O furacão Gaston atingiu categoria 3 numa escala de um (menos grave) a cinco (mais grave) na manhã de segunda-feira, com ventos na ordem de 185 km/h, sendo considerada a tempestade mais forte da época do Atlântico até ao momento.

Neste momento, a perturbação encontra-se a leste das Bermudas, mas deverá tomar uma rota para nordeste, afetando algumas ilhas açorianas.

De acordo com Diamantino Henriques, delegado dos Açores do IPMA, o furacão deverá atingir os Açores na madrugada do próximo sábado, no entanto já enfraquecido, na categoria de tempestade tropical. Prevê-se que o Gaston irá atingir sobretudo as ilhas do grupo Central e Ocidental do arquipélago, sem que afete de forma relevante o estado do tempo nas ilhas do grupo Oriental.

Na próxima quinta-feira, deverá ser emitido um alerta para a região dos Açores com maior grau de certeza sobre a passagem desta perturbação, bem como o estado do tempo a ela associado.



Fontes


The Weather Network
NOAA
Diário de Notícias
Açoriano Oriental

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas