Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

(Foto: Birger Schmitz in PHYS ORG)
17-06-2016 11:30
Suécia
Meteorito extinto descoberto numa pedreira sueca remonta 470 milhões de anos

​Um fragmento de meteorito foi descoberto numa pedreira de calcário na Suécia, que por muito tempo terá estado submersa, onde acredita-se ter permanecido durante 470 milhões de anos.

A descoberta anunciada na revista Nature Communications por Birger Schmitz e a sua equipa da Universidade de Lund na Suécia, sugere que a rocha poderá lançar nova luz sobre a história e o processo de formação do sistema solar. 

O meteorito fóssil chamado Österplana 065, mede 8 centímetros de diâmetro e segundo os especialistas, pode representar os restos de um meteorito maior, com um diâmetro de 20 a 30 quilómetros, que terá colidido com outro corpo de dimensões semelhantes e aterrado no planeta Terra. A equipa defende que o meteorito foi destruído em grande parte pela colisão, razão pela qual este tipo não foi encontrado na Terra antes. 

O fragmento difere na composição de qualquer outro meteorito já encontrado na Terra até aos dias de hoje, com uma composição única de isótopos de Cromo e Oxigénio. A idade do meteorito fóssil foi determinada através da medição da sua exposição de raios cósmicos.

Embora a origem da maioria dos meteoritos seja ainda desconhecida, os astrónomos acreditam que grande parte deles tenha chegado à Terra durante o evento de meteoros Ordovician, uma chuva de meteoritos que ocorreu à aproximadamente 470 milhões de anos, sendo esse fragmento suspeito de pertencer a este evento.

Embora não descartem por completo a hipótese de que um meteorito semelhante ao Österplana 065 possa eventualmente ser encontrado entre os meteoritos que caem na Terra nos dias de hoje, há certezas de que o tipo não representa 1% dos recentes 52 600 meteoritos classificados. 


Fontes


PHYS ORG
International Business Times
MSN Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas