Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
22-02-2016 18:00
Ponta Delgada
Reunião internacional do projeto europeu MED-SUV na Universidade dos Açores

Entre os dias 23 e 25 de Fevereiro irá decorrer na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada uma reunião no âmbito do Projeto europeu MED-SUV - Mediterranean Supersites Volcanoes, financiado pela União Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro. Este projeto tem como objeto de estudo a monitorização realizada ao longo das últimas décadas nos vulcões italianos Etna, Vesúvio e Campos Flegreanos, tendo em vista a sua análise integrada à luz de novos métodos de análise e interpretação de dados, o desenvolvimento de protótipos que permitam realizar monitorização multi-paramétrica e o desenvolvimento e implementação de uma infraestrutura e serviços eletrónicos para a gestão do risco vulcânico, que sirvam simultaneamente  a comunidade científica, a proteção civil e o público em geral. Paralelamente este projeto visa o desenvolvimento de novas tecnologias de monitorização e a dinamização da indústria europeia nesta área.
 
Na reunião serão apresentados os resultados obtidos através das mais recentes técnicas de monitorização e a sua transferência e validação para outros vulcões ativos que, no caso concreto, são os vulcões dos Açores e o vulcão Piton de la Fournaise, na ilha Reunião, Oceano Índico. Estarão presentes cerca de 20 investigadores de Itália, França, Alemanha e Irlanda, para além dos investigadores do CVARG e CIVISA.
 
O projeto insere-se na iniciativa europeia baseada no conceito de Supersite, dirigida para a experiência de monitorização a longo prazo em regiões geologicamente ativas da Europa propensas a desastres naturais, que tem como outras regiões europeias alvo a Islândia, através do projeto FUTUREVOLC, e a Turquia, através do projeto MARSITE. O consórcio do projeto MED-SUV integra 18 Universidades Europeias e institutos de investigação, quatro pequenas ou médias empresas (PME) e outras instituições não europeias.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas