Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Foto: Miguel Machado in Açoriano Oriental
23-01-2016 23:00
Ponta Delgada
Mau tempo provoca algumas ocorrências nos Açores

O mau tempo que se fez sentir hoje, dia 23 de janeiro, nos Açores, nomeadamente nos grupos Central e Oriental, derivado da passagem de uma frente frontal fria, causou pequenas inundações em habitações e a obstrução de algumas vias públicas, na sequência de pequenos movimentos de vertente.
 
De acordo com o último comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), registaram-se um total de 65 ocorrências, 52 das quais na ilha de São Miguel, 2 na ilha Terceira e 11 na ilha de Santa Maria. A maioria das ocorrências ocorreu em Ponta Delgada, devendo-se à obstrução de vias, inundações e danos em algumas habitações e em várias vias públicas, e movimentos de vertente. Várias vias públicas nas freguesias dos Ginetes, Arrifes, Relva, Candelária e Feteiras, na costa sul do concelho, ficaram interrompidas devido a movimentos de vertente, verificando-se que no Pilar da Bretanha, uma via pública via cedeu parcialmente, tendo sido encerrada. Registaram-se ainda alguns danos materiais e um ferido ligeiro, após queda no exterior. Foi necessário proceder ao realojamento temporário de 9 famílias, 5 na Ribeira Quente, 1 na Candelária, 1 nos Arrifes e 2 na ilha de Santa Maria, cujas habitações sofreram danos. Alguns voos foram cancelados ou tiveram de ser desviados para outras ilhas.
 
As ilhas do grupo Oriental estiveram hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a precipitação pontualmente forte (Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA).


Fontes


SRPCBA
Açoriano Oriental
Lusa
IPMA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas