Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Fenómenos Naturais

 
14-12-2015 16:00
Açores
Mau tempo nos Açores

O grupo oriental do Arquipélago dos Açores está hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
  
De acordo com o IPMA, as ilhas Santa Maria e de São Miguel vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 23:59 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora. Vão estar também sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de 6 a 8 metros, aumentando para 9 a 10 metros e podendo pontualmente atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (entre as 06:00 e as 15:00 de hoje) e vento forte (entre as 06:00 e 23:59 de hoje), passando depois a aviso amarelo. O grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) vai estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 15:00 devido à previsão de chuva forte e acompanhada de trovoada e vento forte.

Todos os estabelecimentos escolares dos grupos central e oriental, incluindo a Universidade dos Açores, os serviços camarários, e o mercado da Graça encontram-se fechados e os tribunais encerram também os seus serviços às 14 horas.

O mau tempo levou a que a SATA Internacional cancelasse os seus voos de ligação a Lisboa e Porto. No entanto, a Easyjet e a TAP Portugal conseguiram efetuar dois voos de ligação à capital, a primeira agência conseguiu aterrar e levantar voo e a segunda conseguiu aterrar no aeroporto de Ponta Delgada.Também a Sata Air Açores conseguiu operar um voo interilhas durante o período da manhã.

Também no porto de Ponta Delgada não há navios cargueiros, tendo os mesmo ido procurar abrigo noutros locais, e os barcos de pesca reforçaram as amarrações e outros foram mesmo retirados para terra. A marginal de São Roque encontra-se também fechada ao trânsito, devido à previsão de agitação marítima forte.


Até ao momento já se registaram alguns incidentes. O teto dos serviços municipalizados de Ponta Delgada ruiu, tendo um dos funcionários camarários ficado ferido. Segundo fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, registou-se ainda em São Miguel a queda de um portão de uma moradia, situação que foi entretanto resolvida. Há registo ainda da água do mar estar a galgar a avenida do mar em São Roque e a entrar em algumas habitações.

Em Santa Maria, de acordo com informações dada pela Câmara Municipal de Vila do Porto, está tudo dentro da normalidade com alguma agitação marítima, mas a população tem-se mantido dentro das suas habitações.

No grupo central, na ilha do Pico, a Proteção Civil registou a quebra de janelas num restaurante no concelho das Lajes do Pico, e na ilha Terceira verificou-se a queda de uma árvore, uma inundação numa habitação e a obstrução de uma ponte, além de chapas de um telhado que voaram.

O serviço da RDP está sem funcionar nas ilhas dos grupos central e ocidental devido a um problema 
ocorrido na torre do Pico das Éguas, que já está a ser intervencionado.


Fontes


IPMA
RTP Açores
Açoriano Oriental

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas