Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

 
02-11-2015 11:50
Ponta Delgada
Peritos da Proteção Civil Grega visitam o CIVISA

​No âmbito de um programa de intercâmbio de peritos promovido pela União Europeia, cinco especialistas da protecção civil grega visitaram os Açores. A comitiva foi constituída pelas geólogas Chrysa Gountromichou, Maria Manousaki e Asimina Kourou, pela engenheira civil Maria Panoutsopoulou e pela engenheira agrimensora Anastasia Ioakeimidou, pertencentes à protecção civil nacional (Earthquake Planning and Protection Organisation – E.P.P.O.). 

A estadia em São Miguel teve a duração de dois dias, em que no primeiro as peritas gregas visitaram as instalações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), na Universidade dos Açores, onde se inteiraram das actividades de investigação que se encontram em curso no domínio da mitigação dos riscos geológicos e ficaram a conhecer o programa de monitorização sismovulcânica dos Açores, seguindo-se uma sessão de apresentações sobre alguns dos principais aspectos relacionados com a avaliação de perigos geológicos nos Açores e na Grécia. No segundo dia, acompanhadas por investigadores do CVARG/CIVISA, participaram numa saída de campo aos vulcões do Fogo e das Furnas, onde tiveram oportunidade de avaliar alguns dos riscos geológicos existentes.

As peritas seguiram depois para a ilha Terceira, onde visitaram o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, e encontram-se presentemente no continente para estabelecer contactos com responsáveis da Autoridade Nacional de Protecção Civil.


Fontes


Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas