Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: LUSA
02-11-2015 10:40
Algarve
Mau tempo no Algarve provoca cheias rápidas

​Várias pessoas ficaram desalojadas na região do Algarve na sequência das inundações provocadas pela chuva intensa que fustigou aquela região ao início de domingo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho o distrito de Faro, referente a precipitação entre as 9 horas e as 15 horas (UTC) de domingo, seguindo-se um alerta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para a possibilidade de ocorrer cheias rápidas ou inundações em zonas urbanas.

O temporal que se fez sentir provocou várias inundações em habitações, lojas, caves e estradas em vários concelhos algarvios, com maior incidência nas cidades de Quarteira e Albufeira.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), para além dos danos materiais, um homem está desaparecido desde a tarde de domingo, tendo a viatura em que circulava sido encontrada submersa na freguesia de Loulé, mas com um dos vidros partido.

Segundo o comandante distrital da Proteção Civil, Abel Gomes, a situação ainda não está normalizada, no entanto o nível das águas está a baixar, tanto pela ausência de chuva como pela preia-mar.

O Vice-Presidente da Câmara de Albufeira, admitiu que podem estar reunidas as condições para fazer um pedido de calamidade pública, uma vez que dezenas de lojas na baixa ficaram destruídas pelas inundações.

Nas décadas de 40 e 50 do século XX, a região do Algarve foi também atingida por inundações, as quais adquiriram contornos violentos em Albufeira. Em consequência, as cheias semearam o pânico e o horror, provocando elevados prejuízos materiais e perdas de vidas humanas.


Fontes


Sul Informação
SIC Notícias
Correio da Manhã
Sábado
RTP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas