Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores, Açores ► Ciência

 
21-09-2015 17:00
Açores
Investigadores do CVARG participam em curso sobre Geoquímica de Fluidos em Ponta Delgada

Os investigadores César Andrade e Fátima Viveiros do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) participaram no “Short Course IV on Chemistry of Thermal Fluids”, organizado pela UNU-GTP (United Nations University – Geothermal Training Programme) que decorreu nos Açores entre os dias 7 e 19 de setembro de 2015.
 
O curso foi lecionado por dois professores islandeses, Dr. Dadi Thorbjörnsson e Dr. Finnbogi Óskarsson, ambos geoquímicos da empresa ISOR (Icelandic Geosurvey) e especialistas na componente geoquímica de monitorização de sistemas geotermais. O curso contou também com a presença de vários elementos de diversas áreas da empresa EDA Renováveis.
 
Para além da componente teórica do curso que abordou vários conceitos de geoquímica em ambientes geotermais, desde a caracterização de manifestações hidrotermais até ao uso de diferentes tipos de testes de traçadores para elaboração de um modelo conceptual dos reservatórios geotérmicos, o curso contou ainda com uma componente de trabalho de campo onde foram amostradas diferentes manifestações hidrotermais do Vulcão do Fogo, assim como as emissões de poços geotérmicos de S. Miguel. As análises químicas foram efetuadas nos laboratórios de Geoquímica de Gases e de Hidrogeoquímica do CVARG.
 
Este curso é o quarto de uma série de seis cursos de curta duração realizados nos Açores durante o período 2014-2016, financiado pelo programa EEA Grants – GAIa: Programme Geothermal Azores – Iceland, que tem como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações em 16 países da UE


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas