Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Destruição provocada pelo tufão Soudelor em Taipei, Ilha Formosa (Foto: Pichi Chuang/Reuters)
10-08-2015 01:50
Ilha Formosa e China
Tufão Soudelor provoca estragos e mortes na Ilha Formosa e na China

O tufão Soudelor atingiu a Ilha Formosa na madrugada do passado sábado com chuvas torrenciais e ventos fortes, na ordem dos 160 km/h.
 
Os ventos fortes arrancaram árvores do solo e derrubaram linhas elétricas, deixando cerca de 3.6 milhões de casas sem eletricidade na ilha. De acordo com informações oficiais avançadas pelo Ministério do Interior, contabilizam-se 6 mortos, 5 desaparecidos e mais de 100 feridos. As rajadas de vento viraram carruagens numa estação de comboios no nordeste. Centenas de voos foram atrasados ou cancelados e quase dez mil pessoas foram retiradas das suas casas.
 
Este tufão foi classificado como o mais forte deste ano quando surgiu nas águas do Pacífico uns dias antes. Mas ao atingir a parte leste da Ilha Formosa, no sábado, já tinha diminuído de intensidade, passando a categoria 3 (numa escala de 1 a 5) e assim continuou à medida que percorreu a ilha em direção à China que atingiu, na noite de sábado.
 
Na China houve registo de chuvas torrenciais que se abateram sobre a província de Fujian, no sudeste do país, causando inundações, assim como movimentos de vertente em zonas rurais. Pelo menos 14 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas. Entre os danos, verificaram-se árvores e postes de eletricidade derrubados, deixando mais de um milão de casas sem energia.
 
Entretanto, o tufão Soudelor deve perder intensidade, passando à categoria de tempestade tropical à medida que progride sobre o continente.
 
Os tufões são comuns no sudoeste asiático e no Pacífico nesta altura do ano.


Fontes


Notícias ao Minuto
Público
RSOE EDIS
RTP Notícias
Reuters

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas