Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Localização epicentral do sismo de magnitude 5.8 que afetou a parte oriental da República Democrática do Congo (Imagem: USGS)
07-08-2015 11:30
República Democrática do Congo
Sismo de magnitude 5.8 na República Democrática do Congo provoca 3 mortos

No dia 7 de Agosto, às 03:25 (hora local, 01:25 UTC), a parte oriental da República Democrática do Congo (RDC) foi afetada por um sismo de magnitude 5.8. Segundo o USGS, o sismo localizou-se perto do Lago Kivu, junto à fronteira daquele país com o Ruanda, a cerca de 40 km a norte de Bukavu (província Kivu Sul da RDC) e a uma profundidade de 12 km.
 
Um porta-voz do governo local adiantou que o sismo provocou fendas nas paredes de alguns edifícios, havendo pelo menos uma casa em Bukavu que colapsou, provocando a morte a duas crianças. Há ainda registo de uma terceira vítima mortal. A mesma fonte informou que o sismo foi sentido em Goma, capital da província de Kivu Norte, situada a cerca de 217 km a norte da margem norte do Lago Kivu.
 
Este sismo veio causar alguma preocupação relativamente ao vulcão Nyiragongo, localizado a norte de Goma e considerado o vulcão mais activo de África. Em 2002, o vulcão entrou em erupção, emitindo uma escoada lávica que afetou aquela cidade. Segundo Julien Paluku, governador da província Kivu Norte, o governo enviou uma equipa de vulcanólogos para averiguar a eventual formação de novas fissuras.
 
De acordo com o USGS, pouco depois, cerca das 03:28 (hora local, 01:28 UTC), o sismo foi seguido por outro evento de magnitude 5.5.


Fontes


ABC News
Reuters UK

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas