Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Erupção do vulcão Wolf, no dia 25 de Maio (Foto: Martin Díaz Zúñiga in Volcano Discovery)
27-05-2015 14:00
Ilhas Galápagos
Vulcão Wolf, Ilhas Galápagos, em erupção

​Durante os últimos dias, o vulcão Wolf, localizado na ilha Isabela, Ilhas Galápagos (Equador), entrou em erupção, emitindo escoadas lávicas e fontes de lava através de uma fissura com cerca de 1 km de comprimento formada no flanco SE do vulcão. As escoadas lávicas têm avançado para SE, em direcção ao mar, e ao nível das fontes de lava, tem-se verificado grandes emissões de vapor e a formação de uma coluna de cinzas que atingiu cerca de 14 km de altitude, de acordo com as estimativas do Volcanic Ash Advisory Center de Washington. Contudo, as primeiras observações realizadas à luz do dia sugerem que a altitude é, na realidade, menor e da ordem dos 10 km.

 

Ao início houve receio que esta erupção efusiva, do tipo fissural, constituísse uma ameaça para as espécies de uma das ilhas onde Charles Darwin iniciou o desenvolvimento da sua teoria da evolução das espécies. No entanto, um voo de vigilância efectuado pelos funcionários do Parque Nacional permitiu confirmar que nenhum dos principais habitats da fauna local endémica está em perigo e que os efeitos sobre a fauna e a flora locais deverão ser mínimos. Com efeito, é na zona norte da ilha Isabela, em torno do vulcão Wolf, que habita a única população de iguanas rosadas do mundo. A queda de cinzas poderá afectar a população de Puerto Villamil.

 

As últimas actualizações dão conta de uma diminuição da intensidade da actividade vulcânica, com a cessação das fontes de lava e com as escoadas lávicas a progredirem mais lentamente.

 

O vulcão Wolf é o mais alto das Ilhas Galápagos, elevando-se a cerca de 1.7 km acima do nível do mar. A última erupção ocorreu em 1982, e caracterizou-se pela formação de escoadas lávicas a partir de uma fissura com cerca de 1 km de comprimento.



Fontes


Volcano Discovery
CNN

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas