Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Nepal (Getty Images)
25-05-2015 01:00
Nepal
Milhares de pessoas evacuadas devido ao perigo de cheias rápidas no Nepal

​Na noite de 23 de Maio, milhares de pessoas tiveram de fugir de aldeias e vilas situadas ao longo do rio Kali Gandaki, localizado numa região montanhosa no noroeste do Nepal, depois deste ter ficado bloqueado por um movimento de vertente, ocorrido na vila de Ramche, distrito de Myagdi (cerca de 140 km a noroeste de Kathmandu), causando perigo de cheias rápidas.

 

De acordo com as declarações prestadas pelo administrador do distrito de Myagdi, Tek Bahadur KC, o movimento de vertente criou um dique com cerca de 150 metros de altura e um lago com 2 km de comprimento sobre o rio Kali Gandaki. Os habitantes que vivem nas margens do rio foram transferidos para áreas localizadas a cotas mais elevadas.

 

Várias forças militares e policiais foram enviadas para o local para acompanhar a evolução da situação, bem como ajudar e alertar os habitantes. As últimas informações dadas pela polícia dão conta de que o rio começou a fluir novamente, mas os riscos de inundações ainda não terminaram.

 

Recorde-se que o Nepal foi atingido recentemente por dois sismos de magnitude 7.8 e 7.3, ocorridos a 25 de Abril e 12 de Maio, respectivamente, que causaram cerca de 8700 mortos e 16800 feridos. Estes eventos, bem como algumas das réplicas, desencadearam muitos movimentos de vertente na região dos Himalaias.

 

Várias agências humanitárias alertaram também para a situação dos nepaleses, que corre o risco de piorar à medida que se aproxima a época das monções, cujas chuvas torrenciais poderão provocar movimentos de vertente e isolar ainda mais aldeias.



Fontes


ABC News
BBC News
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas