Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Movimento de vertente no Sri Lanka (Foto: M.A.Pushpa Kumara/EPA)
30-10-2014 18:00
Sri Lanka
Movimento de vertente no Sri Lanka provoca cem mortos

Um movimento de vertente no Sri Lanka provocou na passada quarta-feira (dia 29) pelo menos 100 mortos. "Acreditam-se que morreram cerca de 100 pessoas... Inicialmente, calculámos o número de desaparecidos em 300, mas a maioria deles estava na escola ou no trabalho", disse Mahinda Amaraweera, ministro da Gestão de Desastres. O chefe militar da região, o major general Mano Perera, disse que 302 pessoas, incluindo 75 crianças em idade escolar, cujas casas foram destruídas pelo movimento de vertente, estão a receber ajuda em duas escolas da área.

 

O movimento de vertente atingiu a aldeia de Haldummulla, localizada a 190 km da capital, uma área de cultivo de chá. Todos os meios de socorro possíveis, do exército e Força Aérea aos bombeiros, estão a concentrar-se no local, na corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes debaixo da lama e destroços, mas as estradas e autoestradas foram fortemente afectadas pelas chuvas das monções. Houve uma série de movimentos de vertente desde o início das fortes chuvas, em meados de Setembro, causando danos nas estradas, mas ainda não tinha havido vítimas. Algumas estradas nos distritos centrais de Kandy, Nuwara Eliya e Badulla foram bloqueadas devido a movimentos de vertente, limitando o transporte público. Há locais com nove metros de altura de lama.

 

Os moradores foram aconselhados, em 2005 e 2012, a afastarem-se por causa da ameaça de movimentos de vertente, mas muitos não atenderam ao aviso.

 


Fontes


TVI24
Jornal de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas