Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 3 de dezembro às 00:42h, intensidade máxima III/IV na freguesia de Santo AmaroCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Mundo ► Fenómenos Naturais

Movimento de vertente no Sri Lanka (Foto: M.A.Pushpa Kumara/EPA)
30-10-2014 18:00
Sri Lanka
Movimento de vertente no Sri Lanka provoca cem mortos

Um movimento de vertente no Sri Lanka provocou na passada quarta-feira (dia 29) pelo menos 100 mortos. "Acreditam-se que morreram cerca de 100 pessoas... Inicialmente, calculámos o número de desaparecidos em 300, mas a maioria deles estava na escola ou no trabalho", disse Mahinda Amaraweera, ministro da Gestão de Desastres. O chefe militar da região, o major general Mano Perera, disse que 302 pessoas, incluindo 75 crianças em idade escolar, cujas casas foram destruídas pelo movimento de vertente, estão a receber ajuda em duas escolas da área.

 

O movimento de vertente atingiu a aldeia de Haldummulla, localizada a 190 km da capital, uma área de cultivo de chá. Todos os meios de socorro possíveis, do exército e Força Aérea aos bombeiros, estão a concentrar-se no local, na corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes debaixo da lama e destroços, mas as estradas e autoestradas foram fortemente afectadas pelas chuvas das monções. Houve uma série de movimentos de vertente desde o início das fortes chuvas, em meados de Setembro, causando danos nas estradas, mas ainda não tinha havido vítimas. Algumas estradas nos distritos centrais de Kandy, Nuwara Eliya e Badulla foram bloqueadas devido a movimentos de vertente, limitando o transporte público. Há locais com nove metros de altura de lama.

 

Os moradores foram aconselhados, em 2005 e 2012, a afastarem-se por causa da ameaça de movimentos de vertente, mas muitos não atenderam ao aviso.

 


Fontes


TVI24
Jornal de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas