Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Grupo de participantes na Escola de Verão sobre gases vulcânicos, Stórutjarnir Islândia)
17-07-2014 12:15
Stórutjarnir, Islândia
Investigadoras do CVARG participam em Escola de Verão sobre Gases Vulcânicos na Islândia

​As investigadoras Catarina Silva e Fátima Viveiros participaram recentemente na Escola de Verão sobre gases vulcânicos que decorreu em Stórutjarnir, Islândia no período entre 1 e 5 de Julho. A organização desta acção resultou da cooperação entre a rede Europeia MeMoVolc e o Centro de investigação Nordic Volcanological Center (NordVulk) da Universidade da Islândia.

 

Esta Escola de Verão contou com a presença de 37 jovens investigadores provenientes de vários países europeus e dos Estados Unidos da América, sendo os professores convidados reconhecidos investigadores de diferentes áreas das Ciências da Terra e do Espaço. Os vários temas abordados focaram todo o processo de desgaseificação associado aos gases vulcânicos, desde a sua formação em profundidade até à sua libertação para a atmosfera e eventuais impactos em termos de aquecimento global.

 

Para além das aulas teóricas, a Escola de Verão incluiu a realização de uma missão científica ao Vulcão Krafla, tendo sido efectuadas várias campanhas de medição de gases vulcânicos nos campos geotérmicos associados a este sistema vulcânico, utilizando diferentes técnicas de amostragem. A última erupção vulcânica associada ao Vulcão Krafla, situado na parte norte da Islândia, foi em 1984.

 

As duas investigadoras do CVARG foram as únicas representantes de Portugal e foram seleccionadas com base no mérito curricular. Ambas as investigadoras apresentaram painéis com os resultados dos trabalhos desenvolvidos no arquipélago dos Açores, nomeadamente ao nível da monitorização da desgaseificação difusa (radão e dióxido de carbono) e dos campos fumarólicos.



Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas