Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Campanha de monitorização em Santa Maria (Foto: CVARG/CIVISA)
15-07-2014 16:00
Santa Maria
Campanha de monitorização na ilha de Santa Maria

​Investigadores da Unidade Cientifica de Movimentos de Vertente e Cheias do CVARG/CIVISA realizaram, entre os dias 2 e 4 de Julho, a primeira campanha de monitorização geodésica, com recurso a uma estação total, nas redes implementadas na Praia Formosa e no Panasco (ilha de Santa Maria). Esta insere-se nos trabalhos que o CVARG/CIVISA tem vindo a realizar na ilha de Santa Maria, em colaboração com a Direcção Regional do Ambiente, tendo em vista a mitigação do risco associado a movimentos de vertente.


As duas redes de monitorização foram instaladas no início do ano em locais que apresentavam evidências de instabilidade geomorfológica e abrangem actualmente um total de 46 pontos de monitorização. Em alguns sectores monitorizados já foram registados danos em vias de comunicação e habitações.


Segundo os investigadores Rui Marques e Paulo Pacheco, os dados obtidos serão agora processados e comparados com a campanha de referência de forma a avaliar a movimentação relativa dos pontos monitorizados, o cálculo da velocidade de deformação das massas instáveis e a sua geometria. Os investigadores destacam que esta técnica tem demonstrado bons resultados no que se refere ao acompanhamento do processo evolutivo de massas instáveis.


Actualmente, o CVARG/CIVISA tem redes de monitorização geodésica com recurso a estação total implementadas nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. Do seu conjunto, apenas uma rede está em funcionamento em tempo real, ao contrário das restantes que são utilizadas para a obtenção de dados de forma periódica em campanhas planeadas para o efeito.



Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas