Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Epicentro dos sismo de magnitude 6.9 centrado no Mar Egeu ocorrido a 24 de Maio (Imagem: EMSC)
24-05-2014 23:05
Grécia
Sismo de magnitude 6.9 no Mar Egeu provoca feridos e danos ligeiros

No dia 24 de Maio, às 12:25 (hora local, 09:25 UTC), ocorreu um sismo de magnitude 6.9 centrado no Mar Egeu que afectou o norte da Grécia e a parte ocidental da Turquia. Segundo o European and Mediterranean Seismological Centre, o sismo localizou-se a 22 km a S de Kamariotissa, ilha Samothraki (Grécia), e a uma profundidade de 27 km.

 

De acordo com as autoridades locais, registaram-se centenas de feridos ligeiros e danos em habitações antigas na ilha turca Gokceada, e um ferido ligeiro na ilha grega de Lemnos, devido à queda de parte do telhado do aeroporto local.

 

O abalo foi vastamente sentido na Grécia e Turquia, incluindo Thessaloniki, Istambul e, ainda, no país vizinho, Bulgária. Até ao momento já foram registadas dezenas de réplicas, muitas das quais com magnitude superior a 4.5.

 

A actividade sísmica é frequente nesta região, devido ao contexto geodinâmico em que se insere, na zona de colisão entre as placas litosféricas Africana (ou Núbia) e Eurasiática. Manolis Skordilis, do Instituto de Geofísica da Universidade de Aristóteles de Thessaloniki, adiantou à Associated Press que nesta área já ocorreram sismos de magnitude 7 no passado, como por exemplo em 1982.

 

A rede sísmica do CIVISA registou o sismo de magnitude 6.9 às 09:32 (hora dos Açores, UTC).



Fontes


EMSC
Times

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas