Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Inundações um pouco por todo o país (Foto: Bola)
05-01-2014 00:15
Portugal
Mau tempo generalizado por todo o país

O País está hoje em alerta devido à chuva intensa e ventos fortes. Segundo a Proteção Civil, a chuva será mais forte nas regiões do Litoral Norte e Centro, com neve em cotas acima dos 800 metros, e as rajadas de vento poderão atingir os 100 km/hora no Litoral e terras altas. Ontem, sábado, o mau tempo causou grandes danos por todo País, em especial nas regiões Norte e Centro.
 
Na cidade de Lisboa, o temporal provocou 22 inundações e a queda de pequenas estruturas. Caíram também revestimentos, cabos eléctricos e algumas árvores. Na Ponte 25 de Abril, a faixa esquerda foi cortada durante a manhã nos dois sentidos. Foi desaconselhada a circulação de pesados revestidos com lonas. Na outra travessia rodoviária do Tejo, a Ponte Vasco da Gama, as autoridades recomendaram que a velocidade máxima de circulação não ultrapassasse os 90 km/hora.
 
Em Ovar, no distrito de Aveiro, a principal preocupação foi a subida da água do mar, que atingiu cafés na zona do Furadouro e danificou o posto de praia dos bombeiros. À tarde, as autoridades ainda estavam em alerta perante a previsão de ondulação forte. Na zona de Espinho, a subida do mar causou também pequenas inundações.
 
Em Évora, houve registo de 10 pequenas inundações e de outras tantas árvores caídas. O vento forte arrancou um placard publicitário e chapas que delimitavam uma obra, mas não há grandes danos ou vítimas a registar.
 
Em Beja, pequenas inundações e quedas de árvores, bem como dois acidentes rodoviários, dos quais resultaram três feridos ligeiros.
 
O mau tempo também assolou o distrito de Portalegre, com chuva e vento forte, provocando a queda de 11 árvores em vários concelhos, uma inundação numa via e o deslizamento de um muro, segundo informaram os bombeiros. "Todas estas situações ocorreram num curto espaço de tempo, entre as 09h00 e as 10h00", altura em que "choveu muito e o vento atingiu grande velocidade", informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.


Fontes


Público
Correio da Manhã
Bola

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas