Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Visita ao CIVISA
24-06-2013 20:00
S. Miguel, Ponta Delgada
Peritos da protecção civil italiana visitam o CIVISA

​Encontram-se nos Açores, no âmbito de um programa de intercâmbio de peritos promovido pela União Europeia, quatro especialistas da protecção civil italiana. A comitiva é liderada pelo engenheiro Agostino Goretti e integra, ainda, o arquitecto Stefano Ciavela e os geólogos Vittorio Bosi e Antonio Colombi, sendo os primeiros da protecção civil nacional e o último do serviço de protecção civil da região de Lazio. Depois de uma estadia no continente onde estabeleceram contactos com responsáveis da Autoridade Nacional de Protecção Civil, os técnicos italianos estiveram na ilha Terceira, onde visitaram o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, e encontram-se presentemente na ilha de S. Miguel, para uma estadia de dois dias.

 

No primeiro dia de trabalho os peritos italianos visitaram as instalações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), na Universidade dos Açores, onde se inteiraram das actividades de investigação que se encontram em curso no domínio da mitigação dos riscos geológicos e ficaram a conhecer o programa de monitorização sismovulcânica dos Açores. Da parte da tarde, acompanhados por investigadores do CVARG/CIVISA, participaram numa saída de campo aos vulcões do Fogo e das Furnas, onde tiveram oportunidade de avaliar alguns dos riscos geológicos existentes.

 

Para amanhã, dia 25, encontra-se prevista uma sessão de apresentações sobre alguns dos principais aspectos relacionados com a avaliação de perigos geológicos nos Açores e em Itália, e da parte da tarde será realizada uma mesa redonda para discussão dos sistemas de aviso e alerta científicos e as suas implicações em termos de resposta a situações de emergência por parte das estruturas de protecção civil.



Fontes


Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas