Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Outras

Estação de Santa Maia (Foto: ESA)
08-12-2012 16:00
Santa Maria, Vila do Porto
Tecnologias espaciais em debate na ilha de Santa Maria

​Decorreu na ilha de Santa Maria, entre os dias 3 e 5 de Dezembro, o encontro "Space for small islands", promovido no âmbito do "Projecto MaRes" financiado pelo Programa MAC 2007-2013 Coperação Transnacional. O evento, dedicado à discussão da aplicação das tecnologias do espaço a diversas áreas da ciência e da indústria, contou com a participação de diversos especialistas ligados à comunidade científica, à administração e ao meio empresarial.

 

Na ocasião Teresa Ferrera, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), apresentou o programa de monitorização dos principais sistemas vulcânicos activos dos Açores e sublinhou a importância das tecnologias espaciais no domínio da investigação nas Ciências da Terra e, em particular, da monitoização sismovulcânica. Neste contexto, referiu estar em fase de instalação uma rede de monitorização geodésica baseada em GPS que vai cobrir todos os aparelhos vulcânicos activos dos Açores e salientou o interesse do CIVISA no que se respeita à aplicação da detecção remota para tal fim.

 

No último dia do encontro os participantes visitaram a estação de rastreio de satélites da ESA, localizada no Monte das Flores, em ilha de Santa Maria.



Fontes


CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas