Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Zona do deslizamento (Foto: R. Rodrigues / N. Câmara)
02-11-2012 23:00
Corvo
Derrocada na ilha do Corvo dá origem a pequenos ilhéus junto à costa

Foi identificada uma importante derrocada na arriba NW da ilha do Corvo, num dos sectores da encosta do Caldeirão onde a erosão é mais intensa. O evento originou a formação de pequenos ilhéus de material detrítico junto à costa. Segundo habitantes locais o fenómeno poderá ter ocorrido na madrugada de segunda para terça-feira quando o mau tempo se fez sentir com grande intensidade na ilha.
 
Com base na análise da informação disponível, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) admite que a zona mobilizada corresponda a um segmento da arriba onde há algum tempo ocorreram eventos semelhantes, embora de menor magnitude, e onde já tinha sido referenciada a existência de uma importante massa instável.
 
Neste contexto, o CIVISA recomendou a definição de um perímetro de segurança na base da arriba, no sentido de se evitar que embarcações de pesca ou de recreio se aproximem da costa naquela zona, ou que aí ocorram actividades de mergulho, pois ainda existe material em condições de grande instabilidade. Segundo o CIVISA, também no topo da arriba se deverá criar um perímetro de segurança para evitar que as pessoas, até pela curiosidade de verem o que aconteceu, se aproximem excessivamente do bordo da falésia onde poderão existir planos de rotura passíveis de serem (re)activados.


Fontes


CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas