Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

 
19-08-2012 02:25
S. Miguel
Furacão Gordon atinge categoria II e continua o seu trajecto a caminho dos Açores

 

O furacão Gordon mantém-se na categoria II da escala de Saffir-Simpson. Movimenta-se a uma velocidade de 33 km/h em direcção aos Açores e prevê-se que o seu centro atinja com maior intensidade as ilhas do grupo oriental ao princípio da noite de domingo e durante a manhã de segunda-feira. Segundo informação do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e do Instituto de Meteorologia (IM), o furacão deve atravessar a região dos Açores já na categoria I, esperando-se para a ilha de S. Miguel ventos médios da ordem dos 70-90 km/h com rajadas que podem chegar aos 115 km/h e para a ilha de Santa Maria ventos médios da ordem dos 130 km/h com rajadas que podem chegar aos 160 km/h. Durante a passagem do Gordon podem ainda ocorrer períodos de precipitação intensa, trovoadas e a ondulação deverá chegar aos 14-16 metros.

2012.08.19 01:00

 

O furacão Gordon aumentou de intensidade e encontra-se na categoria II da escala de Saffir-Simpson. Movimenta-se a uma velocidade de 33 km/h em direcção aos Açores e prevê-se que o seu centro atinja com maior intensidade as ilhas do grupo oriental ao princípio da noite de domingo e durante a manhã de segunda-feira. Segundo informação do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e do Instituto de Meteorologia (IM), o furacão deve atravessar a região dos Açores já na categoria I, esperando-se para as ilhas de S. Miguel e Santa Maria ventos médios da ordem dos 80-90 km/h com rajadas que podem chegar aos 130 km/h. Durante a passagem do Gordon podem ainda ocorrer períodos de precipitação intensa, trovoadas e a ondulação deverá chegar aos 14-16 metros.

 

O CIVISA acompanha o desenvolvimento deste fenómeno em permanência e alerta para a possibilidade de ocorrência de movimentos de vertente em locais de maior instabilidade devido à acção da chuva e dos ventos.

 



Fontes


NOAA
IM
SRPCBA
CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas