Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Outras, Mundo ► Outras

John Guest (1938-2012)
22-05-2012 00:00
Inglaterra
John Guest (1938-2012)

O nosso Amigo John Guest partiu.

 

A Vulcanologia ficou mais pobre. Perdeu um dos seus mais ilustres e respeitados professores de sempre.

 

E para sempre fica o seu importante legado científico e humano.

 

Fica a Escola que ajudou a criar.

 

John Guest (1938-2012) foi pioneiro na cartografia geológica planetária, tendo contribuído para a realização do primeiro mapa geológico de Mercúrio, assim como da primeira carta da região Este equatorial de Marte, em colaboração com Ron Greeley. Participou nas missões Mariner 10 e Viking a Marte, colaborando na identificação do local onde a nave Viking 2 viria a aterrar em Agosto de 1976, e esteve ligado à missão Magalhães realizada ao planeta Vénus.
 
John Guest foi, antes de tudo, um vulcanólogo que gostava essencialmente de trabalho de campo. Doutorou-se pela University College London, com uma dissertação sobre áreas vulcânicas do Chile. Ingressou então no Observatório da Universidade de Londres para trabalhar com Gilbert Fielder em crateras lunares e cedo demonstrou que estas se deviam ao impacto de meteoritos e não a erupções vulcânicas, assim tendo começado o seu interesse pelas ciências planetárias. Fundou o Laboratório Regional de Imagens Planetárias da NASA na University College London, por onde passaram muitos estudantes, incluindo Rosaly Lopes, Chris Kilburn and Ben Bussey.
 
Foi responsável pela contribuição do Reino Unido para a Carta Geologica del Monte Etna e escreveu vários livros sobre vulcões italianos com Dave Chester, Paul Cole, Angus Duncan and Chris Kilburn. Contribuiu de forma significativa para o estudo do Vulcão Furnas e de outros sistemas vulcânicos dos Açores, tendo sido orientador de doutoramento de Gabriela Queiroz, Teresa Ferreira, João Luís Gaspar e José Pacheco. Era o mais antigo conselheiro científico do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, tendo estado ligado a esta instituição ao nível de inúmeros projectos e vários júris de provas académicas. Parte na fase final de preparação do livro da Geological Society of London sobre a História Eruptiva da ilha de S. Miguel de que é editor em co-autoria com João Luís Gaspar, Angus Duncan e Fernando Barriga.
 
O seu trabalho sobre a Lua, Marte, Mercúrio e Vénus e os seus estudos no âmbito da vulcanologia terrestre constituem um rico legado para a comunidade científica. Tinha um talento muito particular para interpretar estruturas geológicas a partir da morfologia, fosse no campo, através de fotografias aéreas ou da análise de imagens planetárias. Foi sempre querido dos seus colaboradores e estudantes pelo seu espírito generoso e gentil, assim como pelo seu sentido de humor. Foi galardoado com o prémio da GSA G.K. Gilbert em 1991, no mesmo ano em que o International Astronomical Union Nomenclature Committee deu o nome de GUEST ao asteroide 1982 HL.
 
Deixa a sua mulher, Mary, e os seus dois filhos James e Ben.
 
Dos seus Amigos.
 


Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos
Do obituário preparado por Ellen Stofan, Angus Duncan, Rosaly Lopes and Chris Kilburn.

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas